Beijo na Mão: maneira respeitosa de saudação.

beijonamaoApesar de estar fora de uso é um gesto muito elegante. Sempre foi muito elegante um homem quando beijava a mão de senhoras casadas ou hierarquicamente pessoas superiores, com mais digmas ou mais de 50 anos. Na verdade não se beija a mão apenas faz a referencia do gesto sem encostar o lábio, era comum na entrada e saída um homem agradecer a hospitalidade. Ex: Anfitriã de uma festa e membro da realeza e santo papa.

Na Igreja católica continua o hábito de beijar a mão de um bispo, ou melhor, o anel que é símbolo de sua autoridade eclesiástica. Porém quando a autoridade religiosa for o Papa tem de ser feito ainda a genuflexão, que é flexionar um dos joelhos, para então beijar o anel, quando o papa estiver sentado. Quando o papa estiver de pé somente é necessário fazer uma grande curvatura até chegar ao anel.
Para as senhoras o ritual requer que a mesma eleve um pouco a mão, sem afastar muito de si o braço, de modo que o cavalheiro somente curvará a cabeça para beijar. Neste momento o homem poderá expressar seu carinho e respeito pronunciando algumas delicadas palavras, depois de efetuar o gesto de beijar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *