Carisma como usar em sua carreira

angela pimentelO que é ser carismático? Como usufruir desse dom em prol de sua carreira e sucesso pessoal e profissional?
Etimologicamente, o termo “carisma” se originou a partir do grego khárisma, que significa “graça” ou “favor”.
Em dicionários encontramos algumas definições comuns para ela. Para muitas pessoas, é atribuída a alguém de qualidades especiais de liderança, seja por sanção divina, mágica, diabólica, ou apenas de individualidade excepcional.
O carisma não escolhe classe social, status, valores monetários, raça ou cor da pele.
A demonstração de carisma é uma tática muito comum entre políticos, artistas e demais líderes, na tentativa de encantar e persuadir o povo de maneira sútil.
Muitos profissionais sentem dificuldade para interagir no ambiente de trabalho, principalmente no começo da carreira profissional. Um bom entrosamento na empresa requer um tempo para ser construído, e uma das características que mais colaboram para isso é o carisma.

  •  Chamar todas as pessoas pelo nome e repeti-lo várias vezes ao longo da conversa.
  • Olhar nos olhos e prestar atenção verdadeiramente ao que o outro fala.
  • Acenar com a cabeça, concordar com palavras e manter um ar de sorriso enquanto o outro fala.
  •  Manter sempre um sorriso no rosto.
  • Apertar a mão com firmeza e interesse.
  • Não julgar e não emitir comentários maldosos de ninguém.
  • Aceitar os convites e, caso não consiga comparecer, ter a delicadeza de ligar ou enviar e-mail agradecendo e se desculpando.
  • As pessoas que falam de si são chatas, as que falam dos outros é medíocre e as que ouvem tem a personalidade agradável.
  •  Valorizar as pessoas.
  •  Saber elogiar sem ser puxa-saco. Falar a qualidade e imediatamente dizer a evidência.
  •  Ter uma boa comunicação de maneira clara, sem ser prolixo.
  • Ser uma pessoa ética, íntegra e que faz questão de deixar claro seus valores morais.
  • Entusiasmo significa ter Deus dentro de você e com certeza as pessoas carismáticas possuem esta qualidade e permitem que todos percebam.
  • Ter tom de voz suave sem ser baixa e não gritar.
    Ser otimista e positivo, jamais ficar se lamentando da vida e procurar ter uma palavra de motivação a cada pessoa que cruza seu caminho.
  • Seja prestativo
    A generosidade é uma característica muito importante para trabalhar em grupo. Caso algum colega apresente uma dificuldade, e você puder ajudá-lo de alguma forma, não hesite em fazer isso. Essa atitude mostra que você possui espírito de equipe.
  • Seja humilde
    Em geral, pessoas mais humildes são mais fáceis de trabalhar, e em geral têm mais chance de conquistar a simpatia dos colegas. Lembre-se de que ser humilde não significa depreciar a si mesmo, e sim saber reconhecer a si mesmo, identificando as suas habilidades e as suas dificuldades, não temendo pedir ajuda quando necessário.
  • Saiba escutar
    Ser um bom ouvinte é fundamental para ter sucesso no trabalho. Procure ouvir o que as outras pessoas têm a dizer, sem interrompê-las. Considerar as opiniões dos colegas mostra que você tem interesse em trabalhar em equipe.
  • Seja você mesmo
    Não tenha medo de defender as suas ideias no ambiente de trabalho. Tenha coragem suficiente para ser você mesmo, e exponha a suas soluções com atitude à equipe, sabendo sempre respeitar a opinião dos outros colegas.

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