Etiqueta Corporativa: de colaboradores a líderes

A Etiqueta Corporativa está ligada à ética profissional, deve fazer-se presente em todos os níveis hierárquicos, desde os colaboradores aos líderes.É importante que esse compromisso ético faça parte do cotidiano para que seja criado ambiente de trabalho equilibrado. Mas, muitas vezes, isso não acontece porque os colaboradores desconhecem o conceito de etiqueta corporativa.

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Esse conjunto de normas que busca alcançar uma interação mais harmoniosa entre os colaboradores e também no tratamento com os clientes. Conhecer essas regras permite que o local de trabalho se torne mais leve, proporcionando a todos um ambiente mais produtivo. Boa postura profissional, conjunto harmonioso de: gestos, roupas, cultura, atitude, palavras e voz, trato com os colegas e chefes, saber de se portar em reuniões e eventos,  como falar por telefone ou e-mail. boas maneiras, compreensão e empatia são valores que podem ser construídos dentro de uma cultura organizacional.
Ao telefone, identifique quem você é e o motivo da ligação e pergunte se o interlocutor tem disponibilidade para falar. Seja direto, demonstre entusiasmo e interesse. Caso o diálogo ocorra via e-mail, seja objetivo, simples, educado e verifique se não há erros de digitação.
O grande curinga no que diz respeito à etiqueta corporativa é o bom senso.

Pensar com calma e avaliar o problema para tomar uma medida sensata costuma cobrir grande parte das gafes cometidas.

Uma pessoa gentil é bem vista por seus colegas de trabalho.

O celular, atualmente, é um grande facilitador na vida de um profissional. Permite-nos responder e-mails, enviar mensagens, publicar e visualizar conteúdos em qualquer momento.

Porém, o uso inapropriado do celular prejudica o rendimento e compromete a produtividade. E, principalmente, nas reuniões o uso do celular é uma falha. Se alguém está falando, é importante ter atenção, respeitar e ouvir.

Por isso, durante esses momentos o ideal é deixar o celular completamente de lado e ficar offline. Outra dica importante: não poste conteúdos de reuniões ou acontecimentos dentro da empresa; a não ser que seja solicitado.

A educação é primeiro passo para evitar que o clima no ambiente corporativo vire pesado ou desmotivador.

Para melhorar esse comportamento é possível fazer cursos de Etiqueta Corporativa individual ou contratar palestra para a empresa. O conteúdo das palestras são sempre moldados de acordo com as necessidades das equipes.

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