6 Dicas para melhorar a Ética Profissional

A palavra ética, deriva do grego, a partir de duas grafias: êthos (hábito ou costumes) e ethos (sinônimo para morada ou abrigo) a combinação desses elementos semânticos se caracterizou no seguinte conceito de ética: trata-se de uma estrutura similar à de uma casa, então sabemos que uma casa sem os alicerces (os bons costumes) virá a ruir, é o fundamento da moral ou um conjunto de regras de conduta referente a uma pessoa ou a um grupo.

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6 Dicas para melhorar a Ética Profissional

A ética profissional é uma extensão dos valores, normas e condutas de um indivíduo, mas concentradas dentro dos padrões, regras e hierarquia da empresa.

Uma pessoa com ética sempre terá benefícios como crescimento pessoal, profissional e contribui ainda mais com o crescimento de empresas e organizações.

Essas 6 dicas vão ajudar você a melhorar a sua ética!

Seja humilde

Ninguém é melhor que ninguém. Você pode até ter mais conhecimento e habilidades, mas isso não dá o direito de tratar ninguém com arrogância e deboche.

Respeite a privacidade

Se coloque-se no lugar do outro. A privacidade é inviolável! Respeite o espaço do outro.

Respeite a hierarquia

Não deixe que a amizade ou antipatia interfira na relação hierárquica. Ou seja, não privilegie um subordinado porque é seu amigo e vice e versa.

Reconheça seus erros

Se errar, reconheça. Mas não force a barra e nem dramatize a situação, procure apenas solucionar o problema e garantir que não acontecerá novamente.

Reconheça o mérito alheio

O reconhecimento é considerado um dos fatores mais motivadores em um ambiente de trabalho. Por isso, sempre dê crédito a quem merece e não aceite elogios ou recompensas pelo mérito alheio.

Faça críticas construtivas e de forma educada

Sempre seja cuidado ao fazer uma crítica que irá apontar os pontos negativos e que precisam ser desenvolvidos de outra pessoa. Em primeiro lugar, seja transparente e faça isso diretamente a pessoa e de forma planejada. Falar pelas costas ou ser impulsivo são atitudes nada éticas. Entenda que o feedback não deve ser negativo e sim construtivo. O objetivo é fazer com que o criticado evolua e não fique decepcionado.

E lembre-se sua razão termina quando começa a do outro.

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