A palavra ética, deriva do grego, a partir de duas grafias: êthos (hábito ou costumes) e ethos (sinônimo para morada ou abrigo) a combinação desses elementos semânticos se caracterizou no seguinte conceito de ética: trata-se de uma estrutura similar à de uma casa, então sabemos que uma casa sem os alicerces (os bons costumes) virá a ruir, é o fundamento da moral ou um conjunto de regras de conduta referente a uma pessoa ou a um grupo.
A ética profissional é uma extensão dos valores, normas e condutas de um indivíduo, mas concentradas dentro dos padrões, regras e hierarquia da empresa.
Uma pessoa com ética sempre terá benefícios como crescimento pessoal, profissional e contribui ainda mais com o crescimento de empresas e organizações.
Essas 6 dicas vão ajudar você a melhorar a sua ética!
Seja humilde
Ninguém é melhor que ninguém. Você pode até ter mais conhecimento e habilidades, mas isso não dá o direito de tratar ninguém com arrogância e deboche.
Respeite a privacidade
Se coloque-se no lugar do outro. A privacidade é inviolável! Respeite o espaço do outro.
Respeite a hierarquia
Não deixe que a amizade ou antipatia interfira na relação hierárquica. Ou seja, não privilegie um subordinado porque é seu amigo e vice e versa.
Reconheça seus erros
Se errar, reconheça. Mas não force a barra e nem dramatize a situação, procure apenas solucionar o problema e garantir que não acontecerá novamente.
Reconheça o mérito alheio
O reconhecimento é considerado um dos fatores mais motivadores em um ambiente de trabalho. Por isso, sempre dê crédito a quem merece e não aceite elogios ou recompensas pelo mérito alheio.
Faça críticas construtivas e de forma educada
Sempre seja cuidado ao fazer uma crítica que irá apontar os pontos negativos e que precisam ser desenvolvidos de outra pessoa. Em primeiro lugar, seja transparente e faça isso diretamente a pessoa e de forma planejada. Falar pelas costas ou ser impulsivo são atitudes nada éticas. Entenda que o feedback não deve ser negativo e sim construtivo. O objetivo é fazer com que o criticado evolua e não fique decepcionado.
E lembre-se sua razão termina quando começa a do outro.