Etiqueta no happy hour: como se comportar entre colegas de trabalho

happy-hourHappy hour é uma expressão em inglês cuja tradução literal é “hora feliz” e consiste em uma estratégia de marketing onde durante um determinado período de tempo as bebidas são vendidas com um preço mais baixo.

A happy hour surgiu nos Estados Unidos e se espalhou para outros países, como o Brasil. Mas fique atento a forma como você bebe diz muito sobre sua personalidade, e se você não quer ser tachado de “cabeça fraca” é melhor se policiar.

  • Fique em modo profissional, mesmo que você não esteja mais no trabalho – Positiva ou negativamente, a sua conduta após o expediente pode afetar sua carreira. A happy hour é o momento perfeito para demonstrar que sua capacidade e postura profissional não se limitam ao ambiente corporativo.
  • Beba sem se culpar – Um dos erros mais comuns, quando se está em um bar, sobretudo com alguém da chefia, é não beber com medo que isso “manche” sua imagem profissional. Se a sua intenção era beber, então beba! Caso contrário, poderá parecer que você não faz parte da equipe.
  • Lembre-se que a diversão não é seu objetivo principal – Nunca cometa o erro de pensar que uma happy hour depois do trabalho é uma oportunidade para “se soltar”. Divirta-se, mas não aja como se estivesse em uma balada com seus amigos. Afinal, o chefe pode estar de olho no seu comportamento, e se ele faltou, fica esperto que vai ter sempre alguém pra espalhar a fofoca depois.
  • Aprenda a saborear sua bebida – Este não é o melhor ambiente para beber como se o mundo fosse acabar. Vá devagar e aprecie a bebida como os homens de sucesso costumam fazer.
  • Coma antes de chegar lá – E, claro, coma  durante a happy hour. Antes de se afogar no chope, peça uns petiscos.Os efeitos do álcool em um estômago vazio podem ser catastróficos.
  • Beba enganosamente – Se você já atingiu seu limite ou não quer beber demais, você pode pedir alguma bebida mais fraca, feita com sucos ou outras misturas que diluam bem o álcool. Outra dica é estar sempre munido de seu copo, mas não beber todo o conteúdo, bebendo pequenos goles esporadicamente. Se sua conversa estiver interessante, ninguém notará que você não está bebendo de verdade. 
  • Não siga o líder – Não importa o quanto o seu patrão esteja bebendo ou o comportamento que ele ou ela está exibindo, você deve estar mais preocupado com o seu próprio trabalho e reputação. Mantenha sua postura e com certeza isso será notado pelos demais.
  • Conheça os seus limites – Dificilmente você estará bêbado depois de dois ou três drinks, mas o álcool diminui suas inibições e isso pode colocá-lo em situações bem constrangedoras. Programa o quanto você pretende beber ao longo de um período específico e cumpra. E, o mais importante, esta quantidade programada não é a mesma para o caso de uma noitada entre amigos.
  • Não empurre álcool aos outros – Acredite em seus colegas quando eles dizem que já beberam o suficiente ao invés de pedir outra rodada automaticamente.
Fonte: AreaH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *